Configurar registros SPF para funcionar com o Google Apps

Configurar registros SPF para funcionar com o Google Apps

Para criar um registro SPF (Sender Policy Framework) para um domínio:

  1. Faça login no console administrativo do seu domínio.
  2. Localize a página a partir da qual você de deseja atualizar os registros DNS.
    Talvez seja necessário ativar configurações avançadas.
  3. Crie um registro TXT contendo este texto: v=spf1 include:_spf.google.com ~allPublicar um registro SPF usando -all em vez de ~all pode gerar problemas de entrega. Consulte Intervalos de endereço IP do Google para detalhes sobre os endereços de servidores de e-mail do Google Apps.Para autorizar mais um servidor de e-mail, adicione o endereço IP do servidor antes do argumento ~all usando o formato ip4:endereço ou ip6:endereço. Consulte Sender Policy Framework para mais detalhes sobre o formato SPF.
  4. Se seu registro também exigir uma configuração de host, como @, consulte os registros TXT para uma lista de instruções precisas de provedores de domínios específicos.
  5. Salve suas alterações.
    As alterações em registros DNS podem levar até 48 horas para serem propagadas pela Internet.
Observação: vários registros SPF não são recomendados e podem causar problemas de entrega e de classificação de spam. Consulte Vários registros SPF para mais informações.

Se você tiver dificuldade para criar um registro SPF, entre em contato com seu provedor de domínio para receber ajuda.

Vários registros SPF

Vários registros SPF não são recomendados e podem causar problemas de entrega e de classificação de spam. De acordo com as especificações do RFC, um nome de domínio não pode ter vários registros, pois isso pode fazer com que a verificação de autorização selecione mais de um registro.

Se precisar autorizar mais de um servidor de e-mail para seu domínio, recomendamos que você atualize o registro SPF existente em vez de criar vários registros.

Exemplo

v=spf1 ip4:83.206.106.17 ~all
v=spf1 include:_spf.google.com ~all

Esse texto fará a verificação de SPF falhar porque há vários registros. Em vez disso, adicione o endereço IP do servidor de e-mail antes do argumento ~all usando o formato ip4:address ou ip6:address para adicionar o servidor ao registro SPF existente:

v=spf1 ip4:83.206.106.17 include:_spf.google.com ~all

Para mais detalhes sobre de como configurar registros SPF para funcionar com o Google Apps, consulte Sender Policy Framework.

ricardo

Deixe uma resposta