Psicologia e Marketing Digital

Psicologia e Marketing Digital

Quando planejamos, utilizamos todos os aspectos relativos a comportamentos e hábitos de consumo, analisamos o meio e a cultura que envolvem nosso público (quais os modelos e valores que estas pessoas apresentam), buscamos analisar os modelos mentais determinantes que devam ser influenciados para se levar à influência da compra e – muitas vezes – ajudar ao consumidor em potencial a perceber que ele já tinha uma necessidade que desconhecia e que a partir daquele momento/informação ele pode satisfazê-la.

As percepções das pessoas são influenciadas de inúmeras formas (desde cores, formas, cheiros, até coisas que podem influenciá-lo de forma subjetiva e inconcientemente, como a comunicação subliminar que é super polêmica).

Marketing é a psicologia do consumo, para entendê-lo em suas causas e assim o poder influenciar através de inúmeras maneiras com ações bem planejadas e executadas com a finalidade de se conseguir gerar um impulso desejado em quem é visado por determinada organização, com um objetivo específico. Mktg é quase sempre influenciar (e até mudar) o comportamento humano e está ligado à comercialização de produtos e serviços, à conscientização e alerta para causas diversas (sociais, ambientais, etc), enfim, a mudar a percepção de “alguém” sobre um aspecto/tema específico.

Referencia: http://psicoemarketing.blogspot.com.br/

Hoje mais do que nunca podemos destacar o Marketing Digital como o maior canal de influencia psicológica na relação de consumo, tendo como uma das grandes bases as redes sociais. Viralizar um conteúdo influencia no comportamento ou mesmo na compra.

O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mau humorados ou torcendo para tudo dar errado.

Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.

Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Certamente isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como alguém interessante e interessado.

Fique atendo ao feedback. Saber o que as pessoas pensam respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário.

Isso demonstra que as Redes Sócias tonou sua empresa muito mais ativa na vida das pessoas, ela tem que se relacionar e interagir com o consumidor, ele quer que você comente, curta e o siga nas redes sociais.

Não é um trabalho fácil, por isso existem cada vez mais empresas especializadas em Marketing Digital e Estudos de Comportamento, para ajudar e influenciar o consumidor escolher determinado produto.

 

ricardo

1 comentário até agora

Mauro Publicado em1:57 pm - janeiro 15, 2017

Interessante.

Deixe uma resposta